Bibliotecas sem paredes

relatos de experiências no acesso à informação e ferramentas de ensino-aprendizagem na Universidade Tiradentes - UNIT diante da COVID-19

  • Thiago Lima Souza Universidade Tiradentes
  • Marcos Wandir Nery Lobão Grupo Tiradentes
  • Irinea Nunes de Salles Almeida Moura Grupo Tiradentes
  • Joana D’arc de Lima
  • Francisco Santana Neto
Palavras-chave: Biblioteca universitária, Universidade Tiradentes, COVID-19, Acesso à informação, Ferramentas de ensino-aprendizagem.

Resumo

Enquanto organismo vivo, as bibliotecas vêm protagonizando transformações que se apresentam tanto nas novas formas de oferecer à comunidade que as abriga produtos e serviços num ambiente colaborativo, como na necessidade de estreitamento dos laços entre os profissionais bibliotecários e seu público alvo. A cultura de inovação e criatividade entranhou-se no fazer do bibliotecário, vimos nascer um projeto guarda-chuva que nos impulsiona constantemente a desenvolver outras iniciativas, indo além do habitual. Por meio de um estudo descritivo, este relato busca evidenciar a experiência vivida e os desdobramentos desenvolvidos a partir de ambientes virtuais da Universidade Tiradentes – Unit, via Sistema Integrado de Bibliotecas – SIB Unit, são apresentados aqui através das ações, como fruto deste fenômeno e, somando-se ao caos estabelecido pela pandemia da COVID-19. Há muito a percorrer para a consolidação da cultura que a biblioteca universitária é parte de um todo e princípio ativo na propagação do conhecimento. Essencialmente, faz-se necessário reconhecer o esforço da equipe em todo o processo, principalmente, num ato continuo de incertezas, em detrimento da pandemia. Somos, em parceria com a comunidade atendida pelas nossas unidades de informação do futuro (que se apresenta no agora), atuando em sincronia, (re) inventando, renovando, de dentro para fora, aqui mencionado como biblioteca universitária.

Referências

FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Mediação e competência em informação: proposições para a construção de um perfil de bibliotecário protagonista. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação. Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 106-125, oct. 2015. Disponível em: http://www.periodicos.usp.br/incid/article/view/101368. Acesso em: 03 out. 2020.

FERREIRA, Lusimar Silva. Bibliotecas universitárias brasileiras: análise de estruturas centralizadas e descentralizadas. São Paulo: Pioneira, 1980.

LIMA, Gercina Ângela de. REPRESENTAÇÃO, RECUPERAÇÃO E ACESSO DA INFORMAÇÃO: a evolução da biblioteca 1.0 à biblioteca 3.0, p. 80-88 in. CAMPOS, Maria Luiza de Almeida et al (Orgs). PRODUÇÃO, TRATAMENTO, DISSEMINAÇÃO E USO RECURSOS INFORMACIONAIS HETEROGÊNEOS: diálogos interdisciplinares [recurso eletrônico] Niterói: IACS/UFF. 2018. 241p. – (Série Estudos da Informação, 5). Disponível em: http://ppgci.uff.br/wp-content/uploads/sites/86/2019/11/PPGCI-VSEI-livro5.pdf Acesso em: 01 out. 2020.

NUNES, Martha Suzana Cabral; CARVALHO, Kátia de. As bibliotecas universitárias em perspectiva histórica: a caminho do desenvolvimento durável. Perspectivas em Ciência da Informação, v.21, n.1, p.173-193, jan./mar 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pci/v21n1/1413-9936-pci-21-01-00173.pdf Acesso em: 05 out. 2020.

ORTEGA Y GASSET, José. Missão do bibliotecário. Trad. Antonio Agenor Briquet de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos, 2006. 82p.

PASQUARELLI, Maria Luiza Rigo. PROCEDIMENTO PARA BUSCA E USO DA INFORMAÇÃO: capacitação do aluno de graduação. Brasília: Thesaurus, 1996.
SANTAELLA, Lúcia. NAVEGAR NO CIBERESPAÇO: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 5ª ed., 2015.

SUAIDEN, Emir José. A biblioteca pública no contexto da sociedade da informação. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 52-60, maio/ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a07v29n2.pdf Acesso em: 06 out. 2020.
Publicado
2020-12-19