Programa de incentivo ao hábito da leitura entre jovens leitores

uma atividade de extensão universitária

  • Márcia Valéria da Silva de Brito Costa Unirio
Palavras-chave: leitura, práticas leitoras, bibliotecas infanto-juvenil, letramento

Resumo

Mostra o trabalho diferenciado do Programa de incentivo à leitura no espaço da biblioteca pública da UNIRIO de acordo com a faixa etária e os interesses dos jovens usuários (entre 04 a 18 anos). A questão da leitura é trabalhada buscando a forma prazerosa do ato de ler e por isto utilizam-se as diversas formas de comunicação, linguagens e formatos existentes na sociedade atual. Entre as várias atividades executadas destaca-se o trabalho das oficinas de jogos dramáticos. O programa cria uma parceria entre a Universidade e as escolas públicas do Ensino Pré-escolar e Fundamental da região do entorno da universidade beneficiando em torno de dois mil alunos externos. Diante do leque de ações e possibilidades pedagógicas que congregam ensino, pesquisa e extensão o programa tem desempenhado um importante papel nas atividades de incentivo ao hábito de leitura na universidade.

Biografia do Autor

Márcia Valéria da Silva de Brito Costa, Unirio

Diretoria da Biblioteca Central da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Referências

ABREU, Márcia. Os caminhos dos livros. São Paulo: FAPESP, 2003.
BAYARD, Pierre. Comment parler des livres que l’on n’a pas lus? Paris: Minuit, 2007. (edição em português da Editora Objetiva, 2008).
CANCLINI, Néstor Garcia. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008.
CHARTIER, Roger. Práticas de leitura. São Paulo, Estação Liberdade, 1996.
COSTA, Márcia Valéria S.B. Práticas de leitura na universidade e mudanças na construção do conhecimento. Rio de Janeiro, 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001.
ISER, Wolfgang. A interação do texto com o leitor. In: A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1979. 83- 132p.
KUHLTCHAU, Carol. Como usar a biblioteca escolar. Belo Horizonte, Autêntica, 2002.
MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
Políticas públicas do livro e leitura. Brasília, OEI; São Paulo, Cultura acadêmica, 2006.
RODARI, Gianni. A gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.
SCHOLZE, Lia; ROSING, Tânia M.K. (Org.). Teorias e práticas de letramento. Brasília: INEP,2007.
TURCHI, Maria Zaira; SILVA, Vera Maria Tietzmann (Org.). Leitor formado, leitor em formação: leitura literária em questão. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.
VYGOTSKY, L. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1988.
Publicado
2019-01-28
Seção
Artigo científico