FOCO E ESCOPO

O Objetivo da RevIU é abordar os temas que permeiam e impactam as Bibliotecas Universitárias, a informação, as questões sociais, políticas, econômicas e tecnológicas que impactam no atendimento de sua missão. Seu vínculo com uma entidade de classe, de caráter federativo, contribui para a abrigar a análise crítica das novas tecnologias nascidas para acelerar a veiculação da informação e discutir a melhor forma de aproveitá-las, discutir os paradigmas que norteiam a profissão, o papel da biblioteca, os modelos de gestão, dos espaços físicos e conteúdos informacionais.

É uma RevIU foi lançada em 2010, ocorrendo uma interrupção na sua publicação. A gestão 2018-2020 da CBBU incluiu no seu Plano de Gestão, a retomada da revista, agora na plataforma OJS, sendo o primeiro fascículo de 2010 incluído nesta plataforma.

Trata-se de uma revista científica e profissional de periodicidade semestral, arbitrada, indexada, de circulação nacional e internacional, com inserção em países de língua portuguesa e hispânica,  voltada para profissionais, professores, pesquisadores.

A Revista aceita submissões de artigos inéditos  sobre pesquisas, estudos de caso e ensaios que refletem o amplo espectro da atuação do bibliotecário no ambiente de ensino e pesquisa para debater os desafios que se apresentam às Bibliotecas Universitárias, em regime de fluxo contínuo. Também aceita submissões de resenhas e traduções (ver as orientações específicas) e, a depender da aprovação da Comissão Editorial, pode publicar entrevistas.

A RevIU aceita manuscritos em Português, Inglês e Espanhol.

Serão muito bem-vindas as revisões históricas que nos façam refletir sobre as mudanças no ambiente das Bibliotecas Universitárias ao longo do tempo e, claro, os relatos de experiências inovadoras.