Dossiê "Bibliotecas universitárias e Ciência Aberta: produtos, serviços e ações"

2024-03-05

A Revista Informação & Universidade, periódico científico editado pela Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias da FEBAB, vem a público abrir chamada para o dossiê "Bibliotecas universitárias e Ciência Aberta: produtos, serviços e ações".

As bibliotecas universitárias são elementos essenciais e desempenham importante papel na promoção da Ciência Aberta. Para além de atuarem como repositórios de conhecimento, elas desempenham  desempenham papel central na facilitação do acesso aberto a recursos científico.

Este dossiê pretende  destacar o protagonismo da biblioteca universitária e as  práticas existentes, bem como explorar as inovações emergentes, trazendo reflexões para a construção de uma comunidade científica mais inclusiva e progressista, visando contribuir com o fomento e fortalecimento da Ciência Aberta.

Serão aceitos trabalhos como relatos de experiência, ensaios e artigos teóricos, contextualizados em bibliotecas universitárias, que abordem um ou mais dos aspectos listados abaixo:

  • Plano de gestão de dados
  • Periódicos científicos: gestão, boas práticas e inovação
  • Repositórios institucionais
  • Repositórios de dados
  • Serviço de apoio aos pesquisadores
  • Competência em informação científica 
  • Inovação Aberta: parcerias estratégicas (colaboração entre bibliotecas, governos e/ou sociedade), aplicação de métodos ágeis na criação e melhoria de produtos, serviços, ações e processos.
  • Propriedade intelectual e direitos autorais
  • Democratização do acesso ao conhecimento
  • Acessibilidade digital aos produtos e serviços
  • Avaliação por pares aberta
  • Responsabilidade social científica e apropriação do conhecimento
  • Recursos educacionais abertos
  • Impacto e visibilidade da produção científica
  • Cultural informacional e avanço institucional da Ciência Aberta
  • Ciência cidadã a partir ou com o envolvimento de bibliotecas universitárias

Os textos deverão ser redigidos atedendo as diretrizes da RevIU.