Mídias sociais em bibliotecas universitárias do Rio Grande do Sul

  • Clarissa Jesinska Selbach PUCRS
Palavras-chave: Mídias sociais, Bibliotecas universitárias, Marketing de relacionamento

Resumo

O presente artigo trata sobre o uso de mídias sociais por bibliotecas universitárias no viés de interatividade e relacionamento com seu público. Tais mídias são de extrema importância na divulgação de organizações, produtos e serviços e podem ser consideradas como estratégia de marketing, onde as bibliotecas se inserem nesse contexto visando a promoção, captação e fidelização dos usuários (clientes). O método utilizado na pesquisa é o qualitativo, com aplicação de instrumento de coleta de dados constituído por um roteiro com questões que norteiam a análise do conteúdo dos dados secundários dos sites e mídias sociais. O público-alvo da pesquisa é composto de 21 bibliotecas universitárias públicas e privadas situadas no Rio Grande do Sul. A análise dos dados é realizada com apresentação das informações pertinentes, relacionando à teoria de Biblioteconomia e Marketing de Relacionamento. Como resultado da pesquisa, verifica-se uma considerada presença de bibliotecas universitárias gaúchas nas mídias sociais utilizadas pelo maior número de pessoas atualmente, sendo Facebook e Twitter as mídias com maior presença de perfis de bibliotecas.

Biografia do Autor

Clarissa Jesinska Selbach, PUCRS

Bibliotecária na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC RS). Especialista em Gestão Empresarial pela mesma instituição.

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Publicado
2020-07-25
Seção
Artigo científico