Biblioteca Universitária como mediadora informacional

a quebra de paradigmas

  • Poliana Fragatti Cristovam Instituto Adventista Paranaense
  • Marta Maria Gonçalves Balbé Pires
  • Marta Maria Gonçalves Balbé Pires
Palavras-chave: Biblioteca universitária. Mediação da Informação. Competência em informação.

Resumo

Através de um relato de experiência apresenta um projeto realizado pela equipe da Biblioteca Universitária de uma Instituição Privada de Ensino Superior localizada no norte do estado do Paraná. Na busca pela mudança de conceito, criou-se um núcleo de projetos visando mudar as características da biblioteca, que continha práticas que induziam a comunidade onde está inserida a ter a concepção de um paradigma enraizado na gênese das bibliotecas universitárias. Busca-se assim ressaltar através de novas práticas enfatizar sua atuação em diferentes atividades de ensino, pesquisa e extensão, tornando-se um complemento na formação dos estudantes e da comunidade. Ressalta que um dos possíveis indicadores de importância a considerar, foi o avanço tecnológico, que propiciou a mudança de comportamento na busca, uso e disseminação da informação, onde resultou no surgimento do desenvolvimento de novas competências. Assim descreve o projeto denominado, Semana da Mediação da Informação, enfatizando em sua primeira edição o tema, comportamento digital e as fake News, que buscou atender uma necessidade informacional identificada. Conclui-se considerando que o projeto foi importante para a mudança de conceito, resultando no alcance do objetivo do projeto, a quebra do paradigma existente.  

 

Palavras-Chaves: Biblioteca universitária. Mediação da Informação. Competência em Informação.

 

Through an experience report presents a project carried out by the University Library team of a Private Higher Education Institution located in the north of the state of Paraná. In the search for a change of concept, a nucleus of projects was created aiming at changing the characteristics of the library, which contained practices that induced the community where it is inserted to have the conception of a paradigm rooted in the genesis of university libraries. Thus, it is sought to emphasize through new practices to emphasize its performance in different teaching, research and extension activities, becoming a complement in the formation of students and the community. It points out that one of the possible indicators of importance to consider was the technological advance, which led to a change in behavior in the search, use and dissemination of information, which resulted in the development of new skills. Thus describes the project called, Information Mediation Week, emphasizing in its first edition the theme, digital behavior and fake News, which sought to meet an identified informational need. We conclude that the project was important for the change of concept, resulting in the achievement of the project objective, the breaking of the existing paradigm.

 

Keywords:  University library. Information Mediation. Information Literacy

Referências

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Publicado
2020-01-31
Seção
Relato de Experiência