A biblioteca universitária no tripé ensino, pesquisa e extensão

Palavras-chave: Divulgação científica, Memória científica, Extensão universitária, Trabalhos de conclusão de curso, Mediação documentária

Resumo

O cenário desta experiência é a mesorregião Norte Fluminense, no interior do Estado do Rio de Janeiro, e priveligia o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR), da UFF em Campos dos Goytacazes. Discute os resultados de um projeto de extensão cujo objetivo é divulgar a memória científica do ESR. A proposta é debater os primeiros resultados do projeto, com base no quadro referencial da biblioteconomia e da ciência da informação. A experiência interviu nos documentos da biblioteca universitária para atribuir outras camadas de sentido com vistas à divulgação científica e da memória institucional e da preservação do patrimônio documental da universidade. O foco da análise está sobre a coleção de trabalhos de conclusão de curso (tcc), defendidos no ESR e disponíveis na BUCG e no Repositório Institucional da UFF (RIUFF). A coleção de tcc é o fio articulador da discussão proposta, porque constitui a base material das informações e dos conhecimentos mediados durante toda a experiência. Conclui-se que a mediação da coleção de tcc ampliou as possibilidades de atuação da biblioteca no tripé ensino, pesquisa e extensão, articulada com outros setores e em outros contextos da universidade.

Biografia do Autor

Thulio Pereira Dias Gomes, Universidade Federal Fluminense

Bibliotecário-documentalista na Superintendência de Documentação da Universidade Federal Fluminense. Doutorado em andamento em ciência da informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Referências

ABREU, Estela dos Santos; TEIXEIRA, José Carlos Abreu (Rev.). Apresentação de trabalhos monográficos de conclusão de curso. 9. ed. rev. Niterói: EdUFF, 2012.
ANDRADE, Gaby Carneiro da Silva. O serviço social integrando a educação. 173. 106 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Serviço Social)-Departamento de Serviço Social de Campos, Universidade Federal Fluminense. Campos dos Goytacazes, RJ, 1973.
BOROWSKY, Micheli Marques. “Filhos do REUNI”: avanços e limites do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais na Formação Acadêmica dos Estudantes. 2018. 159 f. Dissertação-(Mestrado em Políticas Sociais). Universidade Estadual do Norte Fluminense. Campos dos Goytacazes, RJ: 2018.
CARVALHO, Maria Auxiliadora de. O serviço social e a intervenção na problemática sócio-econômica. 1973. 51 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Serviço Social)-Departamento de Serviço Social de Campos, Universidade Federal Fluminense. Campos dos Goytacazes, RJ, 1973.
CUNHA, Murilo Bastos; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de biblioteconomia e arquivologia. Brasília, DF: Briquet de Lemos / Livros, 2008.
FERNANDES, Geni Chaves. Ações de informação e práticas documentárias como políticas difusas de memória. InCid: revista de ciência da informação e documentação, Ribeirão Preto, SP, v. 2, n. 1, p. 208-226, jan./jun. 2011.
FROHMANN, Bernd. O caráter social, material e público da informação. Tradução por Laffayete de Souza Álvares Junior. In: FUJITA, Mariângela Spotti Lopes; MARTELETO, Regina Maria; LARA, Marilda Lopes Ginez de. A dimensão epistemológica da ciência da informação e suas interfaces técnicas, políticas e institucionais nos processos de produção, acesso e disseminação da informação. Marília, SP: Cultura Acadêmica, 2006. p. 19-34.
GUIMARÃES, Lúcia Maria; MUNIZ, Maria da Graça Trindade; SIMÃO, Maria Giselda Damasceno; BALDI, Regina Cele Ramos. Uma experiência de implantação do serviço social. 1973. 181 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Serviço Social)-Departamento de Serviço Social de Campos, Universidade Federal Fluminense. Campos dos Goytacazes, RJ, 1973.
LARA, Marilda Lopes Ginez de. Documentação, materialidade e práticas documentárias. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DA REDE MUSSI, 3, 2014, Salvador. As transformações do documento no espaço: tempo do conhecimento. Salvador, 2014. Disponível em: http://www.coloquiomussi.ici.ufba.br/modulos/submissao/Upload-213/57963.doc. Acesso em: 10 jan 2018.
LEHER, Roberto. Ideias, valores e princípios para afirmar o futuro da universidade pública latinoamericana. Revista del IICE, n. 44, jul./dic., 2018.
MACHADO, Regina Maria Muniz. Juventude e promoção social. 1973. 120 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Serviço Social)-Departamento de Serviço Social de Campos, Universidade Federal Fluminense. Campos dos Goytacazes, RJ, 1973.
MARQUES, Geralda Freire. Serviço social psiquiátrico. 1973. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Serviço Social)-Departamento de Serviço Social de Campos, Universidade Federal Fluminense. Campos dos Goytacazes, RJ, 1973.
MORAES, Eliane Sans; DELARRY, Maria Carmen. A utilização do serviço social no trabalho: com indivíduos, com grupos, com comunidades. 1973. 142 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado em Serviço Social)-Departamento de Serviço Social de Campos, Universidade Federal Fluminense. Campos dos Goytacazes, RJ, 1973.
ORTEGA, Cristina Dotta. Mediação da informação: do objeto ao documento. In: ENCUENTRO IBÉRICO EDICIC, 7, Madrid, 2015. Desafíos y oportunidades de las ciencias de la información y la documentación en la era digital: actas del VII Encuentro Ibérico EDICIC 2015. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Superintendência de Documentação. Diretrizes para o desenvolvimento do acervo das bibliotecas da UFF. 2. ed. rev. aum. Niterói, RJ: UFF, 2016.
Publicado
2020-02-04
Seção
Relato de Experiência