Grau de satisfação dos usuários da Biblioteca Central Professor Roberto Duarte Pires da Universidade Federal de Rondônia, Campus Porto Velho

  • Angerlânia Rezende Universidade Federal de Pernambuco
  • Nilcilene Nascimento da Silva Universidade Federal de Rondônia
  • Wellington Marçal de Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Biblioteca universitária, Satisfação de usuários, Universidade Federal de Rondônia

Resumo

Foi realizado um estudo com o objetivo de avaliar a qualidade do serviço de atendimento aos usuários, oferecidos pela Biblioteca Professor Roberto Eduardo Pires da Universidade Federal do Rondônia- Unir, após a recente reforma realizada. Verificou-se o grau de satisfação dos usuários que frequentaram o período Antes/Após a referida reforma. A pesquisa é de caráter exploratório e apresenta as abordagens quantitativas e qualitativas.  O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário, contendo dez perguntas fechadas e duas perguntas abertas. Os resultados da pesquisa apontaram de forma geral, índices positivos em relação aos serviços disponibilizados. A maioria dos usuários que frequentam a biblioteca, mesmo com ressalvas, estão satisfeitos com a biblioteca após a reforma. Constatou-se que o nível de satisfação dos usuários é relevante mesmo com alguns pontos a serem melhorados, como a ampliação do espaço físico para acomodação dos usuários e ampliação do acervo. Com a análise dos dados sugere-se a implementação de programas de educação de usuários; como forma de incentivar o uso dos recursos informacionais da biblioteca.

Biografia do Autor

Angerlânia Rezende, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Nilcilene Nascimento da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Wellington Marçal de Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Literatura pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG). Bibliotecário coordenador da Biblioteca da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Referências

CARVALHO, Wellington Marçal de. PONTELO. Anália das Graças Gandini. GOMES, Gracielle Mendonça Rodrigues. O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais: 90 anos de um organismo em evolução. Ci.Inf., Brasília, DF, v.46 n.2, p.134-145, maio/ago. 2017. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4105 Acesso em: 09 abril 2020.

CUNHA, Murilo Bastos da. Necessidades de informação dos professores do Departamento de Física da UFMG. Belo Horizonte, Escola de Biblioteconomia da UGMG, 2004.

EBERLE, Luciene; MILAN, Gabriel Sperandio. Identificação das dimensões da qualidade em serviços: um estudo aplicado em uma instituição de ensino superior localizada em Caxias do Sul-RS. Caxias do Sul, RS, 2009. 147 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2009.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. Estudos de uso e usuários da informação. Brasília: IBICT, 1994.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

KRZYZANOWSKI, R. F. et al. Implementação do banco de dados DEDALUS, do sistema integrado de bibliotecas da Universidade de São Paulo. Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 2, p. 168 - 176, maio. /ago., 1997. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/03/pdf_5df81cadf5_0008719.pdf. Acesso em: 03 jun. 2019.

LOVELOCK, C. H.; WRIGHT, L. Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva, 2002.

LUCK, Esther Hermes et al. A biblioteca universitária e as diretrizes curriculares do ensino de Graduação. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 11.2000, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: UFSC, 2000. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2019.

GONZÁLEZ TERUEL, Aurora. Los Estudios de necesidades y usos de la información: fundamentos y perspectivas actuales. Gijón: Treas, 2005.

MACHADO, Maria Tereza Ferlini. Relacionamento biblioteca/usuário: fator relevante no processo de disseminação da informação jurídica. RBDCI, 2000. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8650178 Acesso em: 15 out. 2019.

MILANESI, Luiz. Biblioteca. Cotia: Ateliê Editorial, 2002.

RIBEIRO, Maria Solange Pereira. Biblioteconomia na sociedade informatizada: a reconstrução da identidade profissional. In: CASTRO, César Augusto. (Org.). Conhecimento, pesquisa e práticas sociais em Ciência da Informação. São Luiz: EDUFMA, 2007.

REY MARTIN, C. Satisfação do usuário: um conceito crescente. In: Anais de documentação: Revista de biblioteconomia e documentação. 2000. p. 143.
Publicado
2020-07-25
Seção
Relato de Experiência