Estimulando a educação continuada de colaboradores em uma biblioteca universitária

o caso do projeto Biblioteca Escola

  • Morgana Ramos Abuquerque Universidade de Fortaleza
  • Gerlane Lima de Miranda Universidade de Fortaleza
  • Valeska de Sousa Gomes Universidade de Fortaleza
Palavras-chave: Biblioteca universitária, Gestão de pessoas, Autoaprendizagem, Educação continuada, Cursos massivos abertos online (MOOC)

Resumo

O presente artigo apresenta o caso do Projeto Biblioteca Escola. Essa proposta foi implantada por uma biblioteca universitária em Fortaleza, Ceará, com o intuito de incentivar a educação continuada em sua equipe de maneira leve e prazerosa na realização de cursos a distância, ofertados gratuitamente, em plataformas educacionais na internet. Os cursos sugeridos buscam aperfeiçoar as habilidades da equipe, e assim desenvolver a competência informacional de seus colaboradores tanto para o ambiente corporativo quanto para seu crescimento pessoal. O objetivo do trabalho é debater a relevância do projeto relatando a criação, adesão e dificuldades além de ressaltar os resultados obtidos com sua implantação. Para isso, foi realizada uma pesquisa com os participantes do projeto por meio de questionário aberto, no qual foi obtida a amostra de 40 respostas. Os resultados apresentam a análise das respostas com base em quatro categorias: adesão, dificuldades encontradas, resultados obtidos e relevância do projeto. Acredita-se que a implantação de projetos como esse possa contribuir para capacitação da equipe da biblioteca, bem como permitir a interação e motivação dos colaboradores, resultando no sentimento de satisfação no trabalho e crescimento pessoal.

Biografia do Autor

Morgana Ramos Abuquerque, Universidade de Fortaleza

Bibliotecária da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Gerlane Lima de Miranda, Universidade de Fortaleza

Bibliotecária da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). MBA em Educação Corporativa e Gestão do Conhecimento pela Universidade Estácio de Sá.

Valeska de Sousa Gomes, Universidade de Fortaleza

Bibliotecária da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Especialista em Gestão Estratégica em Unidades de Informação: Bibliotecas Universitárias, Escolares e Públicas pela Faculdade de Tecnologia do Nordeste.

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Publicado
2020-07-29
Seção
Relato de Experiência