A biblioteca universitária e a pandemia do novo coronavírus

reflexões e prospectivas

Palavras-chave: Bibliotecas universitárias, Bibliotecários de universidades, Pandemia, Biblioteconomia

Resumo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus impõe o fechamento temporário e imediato das bibliotecas por se caracterizarem como locais fechados, com pouca circulação de ar e a possibilidade de aglomerações. No contexto do ensino superior as aulas estão canceladas em todo o mundo e em cada país que o novo coronavírus se dissemina. Desta forma, o profissional bibliotecário se vê impossibilitado de atuar da maneira tradicional: é necessário reinventar, sobretudo no contexto universitário e no campo da atuação científica. Serviço de referência online, acervos virtuais, incentivo do uso de e-books entre outras medidas emergenciais são implementadas. Diante deste cenário o presente artigo conjectura o que o futuro reserva para as bibliotecas universitárias num mundo pós-pandemia. O objetivo é suscitar a reflexão dos profissionais bibliotecários no contexto da biblioteca universitária observando os serviços que se oferece durante a pandemia e as oportunidades e futuros espaços de atuação. Desta forma, reflete o contexto de atuação das bibliotecas de ensino superior antes do fechamento temporário das universidades; analisa as competências técnicas do profissional bibliotecário que atua no atendimento, organização e disponibilização da informação acadêmica e científica; observa as adequações implementadas para o atendimento aos usuários durante a pandemia e, por fim, a partir das reflexões elaboradas prospecta possibilidades e cenários possíveis de atuação no contexto do ensino superior pós-pandemia.

Biografia do Autor

Lucas Martins Kern, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bibliotecário diplomado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Atualmente bibliotecário na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), escritor e especialista em Filosofia e Autoconhecimento pela PUCRS.

E-mail: bibliotecario.lucas@yahoo.com.br

Referências

ACCART, Jean Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília: Briquet de Lemos, 2012.

ASSIS, Tainá Batista de. Perfil profissional do bibliotecário: atual e desejado. In: RIBEIRO, Anna Carolina Mendonça Lemos; FERREIRA, Pedro Cavalcanti Gonçalves (org.). Bibliotecários do século XXI: pensando o seu papel na contemporaneidade. Brasília: Ipea, 2018. p. 13-31. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/180406_bibliotecario_do_sec_XXI.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Docência universitária: formação ou improvisação. Educação: Revista do Centro de Educação (Santa Maria), v. 36, n. 3, p. 441-453, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1171/117121313008.pdf. Acesso em: 22 ago. 2020

CUNHA, Murilo Bastos da. A biblioteca universitária na encruzilhada. Revista de Ciência da Informação, v. 11, n. 6, 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/14869. Acesso em: 26 ago. 2020.

IFLA. Library Reference Model: a conceptual model for bibliographic information. Netherands: IFLA, 2017. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/cataloguing/frbr-lrm/ifla-lrm-august-2017_rev201712.pdf. Acesso em 29 ago. 2020.

FIGUEIREDO, Nice Menezes de. A modernidade das cinco leis de Ranganathan. Ciência da Informação, v. 21, n. 3, 1992. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/430. Acesso em: 24 ago. 2020.

FORMA. In: DICIONÁRIO etimológico nova fronteira da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

FUJITA, Mariângela Spotti Lopes (org.). A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009

GIBBONS, Michael. Higher education relevance in the 21s century. In: UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SOCIAL, AND CULTURAL ORGANIZATION WORLD CONFERENCE ON HIGHER EDUCATION, 1998, Paris: [s.n], 1998. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED453721. Acesso em: 22 ago. 2020.

GOERGEN, Pedro. Ciência, sociedade e universidade. Educação & Sociedade, Campinas , v. 19, n. 63, p. 53-79, 1998. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73301998000200005. Acesso em: 25 ago. 2020.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

MIRANDA, Antonio. Biblioteca universitária no Brasil: reflexões sobre a problemática. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 1., 1978, Niterói. Anais [...]. Niterói: [s.n.], 1989. Disponível em: http://antoniomiranda.com.br/ciencia_informacao/BIBLIOTECA_UNIVERSITARIA_.pdf. Acesso em: 22 ago. 2020.

MONTEIRO, Luís. A internet como meio de comunicação: possibilidades e limitações. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande. Anais [...] Campo Grande: Intercom, 2001. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/62100555399949223325534481085941280573.pdf. Acesso em: 23 ago. 2020.

MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Perfil do bibliotecário, serviços e responsabilidades na área de informação e formação profissional. Revista de Biblioteconomia de Brasília, v. 17, n. 1, p. 63-70, jan./jun. 1989. Disponível em: https://brapci.inf.br/_repositorio/2011/07/pdf_aa5a44ef6f_0017684.pdf. Acesso em: 23 ago. 2020.

OLIVEIRA, Terezinha. Origem e memória das universidades medievais: a preservação de uma instituição educacional. Varia Historia, Belo Horizonte, v. 23, n. 37, p. 113-129, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/vh/v23n37/v23n37a07.pdf. Acesso em: 26 ago. 2020

PEREIRA, Elisabete Monteiro de Aguiar. A universidade da modernidade nos tempos atuais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 14, n. 1, p. 29-52, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v14n1/a03v14n1.pdf. Acesso em: 26 ago. 2020.

SANTOS, Elisângela Vilela dos. A ciência da informação no contexto do paradigma pós-custodial e da pós-modernidade. Páginas A&B, Arquivos e Bibliotecas (Portugal), n. 10, p. 3-16, 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/109275. Acesso em: 25 ago. 2020.

SANTOS, Jussara Pereira. O moderno profissional da informação: o bibliotecário e seu perfil face aos novos tempos. Informação & Informação, v. 1, n. 1, p. 5-13, 1996. DOI: 10.5433/1981-8920.1996v1n1p5. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/45559. Acesso em: 22 ago. 2020.

SCHWARTZMAN, Simon. Ciência, universidade e ideologia: a política do conhecimento. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/polcon.pdf. Acesso em: .

SIMÕES, Mara Leite. O surgimento das universidades no mundo e sua importância para o contexto da formação docente. Revista Temas em Educação, v. 22, n. 2, p. 136-152, dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/17783/10148. Acesso em: 22 ago. 2020.

SOARES, Ana Paula Alves; PINTO, Adilson Luiz; SILVA, Armando Malheiro da. O paradigma pós-custodial na arquivística. Páginas a&b, s. 3, n. 4, 2015. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/996/905. Acesso em: 25 ago. 2020.

SOUZA, Lídia Ramos Aleixo de et al. Reflexão sobre a dinâmica do “mundo VUCA” e seu impacto na educação profissional a distância. In: CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CIAED), 24., 2018, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis, 2018. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2018/anais/trabalhos/5036.pdf. Acesso em: 29 ago. 2020.

SOUZA, Maria Naires Alves de; FARIAS, Karla Meneses. Bibliotecário de referência e a competência informacional. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO (CBBD), 24., 2011, Maceió. Anais [...] Maceió, 2011. Disponível em: http://www.febab.org.br/congressos/index.php/cbbd/xxiv/paper/view/530/674. Acesso em: 25 ago. 2020.

TRANS. In: DICIONÁRIO etimológico nova fronteira da língua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2010.
Publicado
2020-12-19