A importância da comunicação durante a pandemia COVID-19

relato de caso nos canais de comunicação da Biblioteca Central Irmão José Otão da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

  • Sabrina Rosa Vicari
  • Clarissa Jesinska Selbach Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ana Paula Medeiros Magnus Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Comunicação, Mídias sociais, Bibliotecas universitárias, COVID-19

Resumo

O presente artigo aborda o relato de experiência da comunicação realizada através dos canais de comunicação da Biblioteca Central Irmão José Otão da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul durante a pandemia COVID-19. Disserta-se sobre a importância da comunicação entre bibliotecas e usuários antes e durante a pandemia e apresenta-se o Grupo de Trabalho de Comunicação (GTCOM), responsável pela comunicação da Biblioteca da PUCRS, contextualizando seu histórico, formação e atribuições. No decorrer do artigo, relata-se o processo de planejamento de publicações pelo GTCOM durante a pandemia, políticas e diretrizes que norteiam o trabalho da equipe, além das ferramentas utilizadas para dinamizar as atividades desenvolvidas. Demonstra-se estatísticas relativas aos conteúdos publicados no site, nas mídias sociais (Facebook e Twitter) e boletins informativos, incluindo as postagens que mais marcaram o período de distanciamento social, além de exemplos de outras publicações para contextualizar o trabalho do GTCOM. Conclui-se que o papel da comunicação entre as bibliotecas e seus usuários é essencial, principalmente neste momento de distanciamento social e alterações dos atendimentos presenciais nas instituições. Ainda, para as bibliotecas universitárias, é importante continuar presente, por meio da comunicação, na vida de seu público a fim de contribuir para a informação de qualidade e formação dos alunos.

Biografia do Autor

Sabrina Rosa Vicari

Bibliotecária do Setor de Serviços e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Comunicação (GTCOM) da Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS. Especialista em Educação a Distância e em Gestão de Pessoas pela UNISUL.

Clarissa Jesinska Selbach, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bibliotecária e Coordenadora do Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS. Especialista em Informática na Educação e Gestão Empresarial pela mesma instituição.

Ana Paula Medeiros Magnus, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Bibliotecária do Setor de Serviços da Biblioteca Central Irmão José Otão da PUCRS. Especialista em Gestão Empresarial pela UNISC e Mestra em Comunicação e Informação pela UFRGS.

Referências

ARAÚJO, Walqueline Silva; FREIRE, Gustavo Henrique Araújo; CÔRTES, Gisele Rocha. Marketing de relacionamento em bibliotecas: estratégia de comunicação em ambiente web. Informação & Informação, Londrina, v. 23, n. 3, p. 544-564, set./dez. 2018. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/28282/pdf. Acesso em: 19 set. 2020.

ARAÚJO, Walqueline Silva; PINHO NETO, Júlio Afonso Sá; FREIRE, Gustavo Henrique Araújo. O uso das mídias sociais pelas bibliotecas universitárias com foco no marketing de relacionamento. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 21, n. 47, p. 2-15, set./dez., 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2016v21n47p2. Acesso em: 03 set. 2020.

BIBLIOTECA CENTRAL IRMÃO JOSÉ OTÃO. [Perfil do Facebook]. Porto Alegre: Biblioteca Central Irmão José Otão, 2020. Facebook: @bibliotecapucrs. Disponível em: https://www.facebook.com/bibliotecapucrs/. Acesso em: 03 set. 2020.

BIBLIOTECA CENTRAL IRMÃO JOSÉ OTÃO. [Perfil do Twitter]. Porto Alegre: Biblioteca Central Irmão José Otão, 2020. Twitter: @BibliotecaPUCRS. Disponível em: https://twitter.com/BibliotecaPUCRS. Acesso em: 03 set. 2020.

BIBLIOTECA CENTRAL IRMÃO JOSÉ OTÃO. [Site]. Porto Alegre: Biblioteca Central Irmão José Otão, 2020. Disponível em: https://biblioteca.pucrs.br/. Acesso em: 03 set. 2020.

DESLANDES, Sueli. O papel das redes sociais durante a pandemia. [Entrevista cedida a] Mayra Malavé. Rio de Janeiro: IFF/Fiocruz, 2020. Disponível em: http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/675-papel-redes-sociais#:~:text=O%20acesso%20%C3%A0%20internet%20possibilita,e%20as%20formas%20de%20prote%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 03 set. 2020.

SELBACH, Clarissa Jesinska. Mídias sociais em bibliotecas universitárias do Rio Grande do Sul. RevIU - Revista Informação & Universidade, Brasília, v. 2, n. 2, p. 1-23, jan./jun. 2020. Disponível em: http://reviu.febab.org.br/index.php/reviu/article/view/10/18. Acesso em: 03 set. 2020.

TANUS, Gabrielle Francinne de S. C.; SÁNCHEZ-TARRAGÓ, Nancy. Atuação e desafios das bibliotecas universitárias brasileiras durante a pandemia de COVID-19. Revista Cubana de Información en Ciencias de la Salud, Ciudad de La Habana, [2020]. Preprint. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/download/744/1007/1050. Acesso em: 03 set. 2020.

WANG, Ting; LUND, Brady. Announcement Information Provided by United States’ Public Libraries during the 2020 COVID-19 Pandemic. Public Library Quarterly, [s. l.], v. 39, n. 4, p. 283-294, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/01616846.2020.1764325. Acesso em: 03 set. 2020.
Publicado
2020-12-19