A reinvenção dos serviços da Biblioteca Central Irmão José Otão em tempos de pandemia da Covid-19
Resumo
Este estudo de caso descreve a experiência da Biblioteca Central Irmão José Otão, biblioteca universitária da PUCRS, acerca dos serviços prestados à comunidade universitária no período da pandemia de Covid-19. São apresentadas as ações realizadas pelos bibliotecários para apoiar docentes e discentes em suas pesquisas, por meio de capacitações de turmas e atendimentos individuais on-line. Este relato também apresenta os impactos nos serviços de referência e no suporte técnico, bem como o processo de reinvenção das atividades, visando à manutenção da qualidade. Realizou-se uma pesquisa básica, classificada quanto a seus objetivos como exploratória e descritiva, com abordagem de métodos quantitativos. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário à comunidade discente e à equipe de bibliotecários. Os resultados satisfatórios demonstraram que os serviços oferecidos virtualmente foram bem aceitos pela comunidade acadêmica. Além das adaptações, a implementação de serviços diferenciados ampliou as formas de atendimento. O comprometimento dos bibliotecários consagrou a importância da Biblioteca no meio acadêmico e proveu um know-how que será imprescindível para a evolução do fazer bibliotecário no pós-pandemia.
Referências
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