Biblioteca universitária em meio à pandemia da COVID-19

relato de experiência das bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul

  • Michele Marques Baptista UCS
  • Márcia Servi Gonçalves
Palavras-chave: Biblioteca universitária - COVID-19, Bibliotecas - Universidade de Caxias do Sul, Acesso à informação - Distanciamento social, Serviços em bibliotecas - Inovação

Resumo

Decretada como uma situação emergencial de saúde pública, a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) afetou todas as bibliotecas e centros de informação e documentação no mundo todo no ano de 2020 em sua forma de atendimento e de serviços oferecidos, fazendo com que todos os espaços precisassem de uma melhor adequação, avaliando as reais necessidades, assim como, estarem atentos e preparados para os novos desafios. Face a esse novo cenário, as bibliotecas da Universidade de Caxias do Sul fecharam ao público no dia 19 de março de 2020 para atender aos protocolos de distanciamento social, adotados pelo Governo Federal e Estadual em função da pandemia decorrente à COVID-19. Este relato de experiência aborda os protocolos utilizados pelas bibliotecas para o atendimento presencial seguindo as orientações institucionais, os serviços novos implementados de acordo com a nova realidade, bem como as formas de segurança e higienização dos acervos. Também apresenta algumas diretrizes para a retomada gradativa de suas atividades por meio de adoção dos cuidados e segurança sempre de acordo com orientações institucionais e dos órgãos competentes.

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Publicado
2020-12-19