Gerenciamento de redes sociais na sociedade da informação

Uma reflexão sobre o uso do aplicativo Instagram como um instrumento de marketing pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Univasf

  • Kênia Leandra Ferreira Alves Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Adriana Santos Magalhães
  • Ana Cleide Lúcio Pinheiro
  • Ana Paula Lopes da Silva
  • Lorena Carvalho de Morais Sandes
Palavras-chave: Redes sociais, Marketing digital, Bibliotecas universitárias, Instagram, Serviço de referência virtual

Resumo

Aborda o uso do aplicativo Instagram como instrumento para promoção dos produtos e serviços informacionais oferecidos nas Bibliotecas Universitárias, configurando-se, também, como um canal de interação e comunicação direta e eficaz entre a unidade de informação e os seus usuários. O estudo, ainda, discute a importância de um planejamento para gerenciamento da rede social Instagram, elencando diretrizes e orientações adotadas pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Vale do São Francisco - SIBI Univasf para obtenção de resultados positivos no uso dessa mídia social. Trata-se de um trabalho de natureza exploratória que empregou em sua metodologia a pesquisa bibliográfica para conhecer as principais discussões sobre a temática e a revisão teórica da área, por meio de análise qualitativa, que subsidiou a aplicação prática de construção da rede social. Considerou-se que a estratégia pensada e utilizada para criação e manutenção do perfil do SIBI, no Instagram, tem se mostrado adequada e assertiva. Conclui-se que o Instagram vem se revelando um importante instrumento de marketing e serviço de referência virtual, contribuindo para a aproximação da comunidade acadêmica e do público externo, divulgando conhecimentos e prestando serviço de qualidade.

Biografia do Autor

Kênia Leandra Ferreira Alves, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Adriana Santos Magalhães

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Ana Cleide Lúcio Pinheiro

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestranda no Mestrado profissional em Biblioteconomia (MPB) pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Ana Paula Lopes da Silva

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Lorena Carvalho de Morais Sandes

Graduada em Pedagogia e Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Mestra em Extensão Rural pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Assistente em Administração da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Referências

ALVES, K. L. F. et al. Experiências em Biblioteconomia: o uso do mascote como instrumento de marketing. In: XVIII Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação, 2015, Aracaju. Anais do XVIII Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação. Aracaju: UFS, 2015. v. 18.

AMARAL, S. A. Marketing e Inteligência competitiva: aspectos complementares da gestão da informação e do conhecimento. In: ______. (Org.). Marketing na Ciência da Informação. Brasília: Ed. da UNB, 2007. p. 19-31.

ARAÚJO, F. O. de; ASSIS, V. O. B. G. de. Redes sociais em sala de aula: uma nova perspectiva para o sucesso profissional. Niterói: UFF, 2011. 96 p.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial de Comunicação Social. Manual de uso de Redes Sociais. Brasília, DF: SECOM, 2018. Disponível em: http://www.secom.gov.br/acesso-a-informacao/manuais/arquivos/manual-de-uso-de-redes-sociais.pdf. Acesso em: 19 set. 2020.

CABRAL, M. Marketing digital para bibliotecas e bibliotecários. [S.l.], 23 jan. 2020. Disponível em: https://www.bibliomkt.com.br/post/marketing-digital-para-bibliotecas-e-bibliotec%C3%A1rios. Acesso em: 29 set. 2020.

CABRAL, M. O que é Marketing de Conteúdo: conceito, vantagens e como fazer. [S.l.], 05 mar. 2020. Disponível em: https://www.bibliomkt.com.br/post/o-que-%C3%A9-marketing-de-conte%C3%BAdo-conceito-vantagens-e-como-fazer. Acesso em: 29 set. 2020

CABRAL, M. Inbound Marketing: o que é, origem e como fazer. [S.l.], 19 abr. 2020. Disponível em: https://www.bibliomkt.com.br/post/inbound-marketing-o-que-%C3%A9-origem-e-como-fazer. Acesso em 29 set. 2020.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GARCIA, I. O. dos S.; SÁ, M. I. da F e. Bibliotecas no instagram: um estudo sobre o uso dos aplicativos por unidades de informação. Prisma.com: Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação, Porto, n. 35, p. 108-151, 2017. Disponível em: http://twixar.me/cwpK. Acesso em: 01 out. 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GILES, D. Psychology of the media. New York: Palgrave Macmillan, 2010.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

KOTLER, P. Marketing para organizações que não visam o lucro. São Paulo: Atlas, 1994.

KOTLER, P. Marketing 3.0: As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: 53 Pearson Prentice Hall, 2006.

SANTOS, T. et al. O desenvolvimento do Marketing: uma perspectiva histórica. Revista de Gestão, v. 16, n. 1, art. 5, p. 89-102, 2009. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/5284/o-desenvolvimento-do-marketing--uma-perspectiva---. Acesso em: 30 set. 2020.

SELLTIZ, C.; WRIGHTSMAN, L. S.; COOK, S. W. Métodos de pesquisa das relações sociais. São Paulo: Herder, 1965.

STRAUSS, J.; FROST, R. E-marketing. 7. ed. Prentice Hall: Routledge. 2012.
Publicado
2022-04-08
Edição
Seção
Artigo científico