Criatividade e inovação da Biblioteca da FFC no contexto da pandemia

serviços e ações adaptados a uma nova realidade

Palavras-chave: Biblioteca universitária, Serviço de Referência, Competências em Informação, Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, Mídias sociais

Resumo

O presente texto, de caráter empírico, tem o objetivo de apresentar as ações que a Biblioteca da FFC da Unesp, em trabalho conjunto com as demais bibliotecas da Rede Unesp, tem promovido durante o período da pandemia. Apresenta as mudanças e adaptações realizadas no oferecimento de serviços de referência, como atendimentos individuais e capacitações coletivas à distância; a construção de um Guia Prático de Fontes de Informação para auxiliar os usuários na busca por informações e recursos digitais confiáveis; o aumento do uso das mídias digitais e redes sociais para interação com a comunidade acadêmica e a promoção da Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas da Unesp constituído de ampla programação acadêmica, social e cultural. Conclui que as Bibliotecas da Rede Unesp, embora já realizassem muitas dessas atividades há anos, durante esse ano atípico de 2020 conseguiram, em um trabalho conjunto, se adaptar e continuar oferecendo os serviços de atendimento aos usuários, atividades de formação a diferentes segmentos da comunidade acadêmica nos campi e a realização de um evento virtual. As bibliotecas da Rede Unesp têm trabalhado constantemente para mostrar à sua comunidade que, mesmo à distância, continua disponível para acolher, atender, sanar suas dúvidas e ajudar a suprir suas necessidades informacionais, na incansável busca pela formação de indivíduos autônomos e protagonistas de sua própria aprendizagem.

Biografia do Autor

Maria Elisa Valentim Pickler Nicolino, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutoranda em Ciência da Informação na Unesp, campus de Marília (2019-2022). Mestre em Ciência da Informação pela UNESP, campus de Marília (2014). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Supervisora Técnica da Seção de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação na Biblioteca da Unesp, campus de Marília. Atua nos seguintes temas e afins: Tecnologias de Informação e Comunicação, Biblioteca Universitária, Serviço de referência, Competências em Informação (Information Literacy), Educação à Distância, Web, Ciberespaço.

Janaína Celoto Guerrero de Mendonça, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Mestre em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília (2007-2009. Especialista em Uso Estratégico das Tecnologias em Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília (2002-2003). Graduada em Bacharel em Biblioteconomia pela Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília (1996-1999). Bibliotecária de Tratamento da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília (2018-até o presente). Bibliotecária de Referência da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília (2013-2018); Bibliotecária Supervisora da Seção de Técnica de Aquisição e Tratamento da Informação Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, campus de Botucatu (2010-2013); Bibliotecária de Referência da Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP, campus de Botucatu (2006-2010); Bibliotecária Responsável na Faculdade de Tecnologia de Birigui (2000-2005). 

Referências

GUIA prático de fontes de informação: produtos e serviços digitais das Bibliotecas da Unesp. 2020. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1iUgnyimZltpzke_Tp_jucCiJsjaTelEEs70LNL5wluo/edit. Acesso em: 19 out. 2020.

COORDENADORIA GERAL DE BIBLIOTECAS. Facebook. 2020a. Disponível em: https://www.facebook.com/cgbunesp/. Acesso em: 16 out. 2020.

COORDENADORIA GERAL DE BIBLIOTECAS. Youtube. 2020b. Disponível em: https://www.youtube.com/user/unespcgb. Acesso em: 16 out. 2020.

MACEDO, Neusa Dias de. Princípios e reflexões sobre o serviço de referência e informação. Revista brasileira de biblioteconomia e documentação, São Paulo, v. 23, n. 1-4, p. 9-37, 1990. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/392/366. Acesso em: 26 out. 2020.

MATA, Marta Leandro da; CASARIN, Helen de Castro Silva. Inserção de disciplinas sobre competência informacional nos cursos de Biblioteconomia do Brasil. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 23, n. 51, 2018.

NICOLINO, Maria Elisa Valentim Pickler; CASARIN, Helen de Castro Silva. Ações de competência informacional para a comunidade acadêmica da FFC UNESP. In: VALENTIM, Marta L. P.; BELLUZZO, Regina (org.). Perspectivas em competência em informação. Abecin, 2020. No prelo.

SEMANA Virtual do Livro e das Bibliotecas da Unesp. 2020. Disponível em: https://www2.unesp.br/portal#!/cgb/semana-nacional-do-livro-e-da-biblioteca. Acesso em: 22 out. 2020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP). BIBLIOTECA DA FFC/UNESP. Treinamento on line para ingressantes. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/#!/biblioteca/ingressantes-2019/. Acesso em: 22 out. 2020.
Publicado
2020-12-19